Home office e os sinais de alerta para saúde mental
Há mais de um ano o mundo mudou. O estilo de trabalhar seguiu uma nova tendencia. O Home Office surgiu com força e adesão total. Mas, ele não conseguiu livrar o ser humano do stress causado pela pandemia.
Home office e os sinais de alerta para saúde mental
segundo uma pesquisa da consultoria de estratégia Oliver Wyman, feita com cerca de 4 mil pessoas, 32% dos entrevistados, disseram que buscaram por ajuda para tratar ansiedade ou depressão e que saúde mental e a renda foram os principais motivos.
Os dados apontam que o estresse financeiro (23%) e estresse no trabalho (13%) foram os dois principais motivos para buscar ajuda no tratamento dessas condições da mente.
Para os especialistas, a dificuldade de equilibrar vida pessoal e profissional no home office, com demandas exageradas e reuniões on-line de longo prazo, desencadeia sintomas emocionais e insatisfações.
Como a maioria das empresas não tiveram tempo nem condições de ajustar as consequências entre trabalho em casa e saúde mental, médicos e psicólogos aconselham que as pessoas fiquem alertas para alguns sinais que o corpo emite quando existe conflitos crônicos em fase inicial.
Uma delas é o cansaço. Geralmente, em casos de stress, o cansaço é tanto mental quanto físico, o que piora a capacidade produtiva no home office.
O primeiro passo é sair do sedentarismo. Estudos mostram que apenas 11 minutos de exercício físico já melhoram o condicionamento corporal, com atividades em que se usa o peso do próprio corpo (ver como aqui), ou uma simples caminhada.
Outra forma é arrumar a casa e a pratica de mindfulness (meditação) que tem benefícios comprovados e pode compensar nas longas jornadas em frente ao computador.