Há duas semanas que o mundo vem acompanhando vários países europeus cancelarem, temporariamente, a campanha de imunização com a vacina da Oxford/AstraZeneca por causa de mortes causadas por coágulos sanguíneos. (ver mais detalhes aqui).
Nesta segunda-feira (22), a farmacêutica AstraZeneca anunciou um estudo que constata que a vacina não aumenta o risco de coágulos sanguíneos. Essa resposta vem, após conclusões dos testes da fase 3 feitos nos Estados Unidos, Chile e Peru.
Segundo a empresa, o imunizante se mostrou seguro e 100% eficaz contra casos graves da doença.
– São considerados casos graves quando os pacientes precisam de internação.
Segundo os testes feitos com 32 mil voluntários de diferentes faixas etárias, a vacina teve resultado eficaz em 80% nas pessoas com mais de 85 anos.
A farmacêutica já havia dito que não encontrava relação entre a vacina e as mortes por trombose pós vacinação devido aos baixos índices de casos pelo mundo.
Após esses estudos do dia 18/03, a Agência Europeia de Medicamentos liberou o uso do imunizante mesmo sem provar a correlação entre a vacina e os casos de coágulos, porém, a sugestão é de que haja uma mensagem de alerta sobre tal risco.
Após a conclusão e publicação, alguns países retomaram a vacinação e estão promovendo campanhas para aumentar a confiança da população.