A cura a Aids ainda está em estudo. Assim como o novo coronavírus, a Aids é considerada uma pandemia e mata centenas de pessoas por ano.
Estima-se que 38 milhões de pessoas estão infectadas pelo HIV em todo o mundo. Só em 2019, foram 1,7 milhão de novas casos.
Dados de 2020 apontaram que só em Manaus, foram registrados 986 casos de infecção pelo HIV e 524 de Aids (que é considerado o estágio da doença pela infecção do vírus).
– Em relação a 2019, houve uma redução de 23,44% nos casos de HIV e de 19,13% nos casos de Aids.
Esses números são assustadores. Existe uma pandemia no mundo que a população, de modo geral, já se acostumou a conviver. Porém, ainda é um problema de saúde pública a ser resolvido, assim como o coronavirus.
A ciência ainda não descobriu a cura, mas evoluiu e desenvolveu um remédio que evita que uma pessoa saudável seja contaminada com o vírus.
E esse medicamento está sendo ofertado, desde o dia 16 de março, na rede pública de saúde em Manaus, de forma inédita na prevenção ao HIV (PrEP).
A medida consiste no uso diário de uma medicação antirretroviral, que tem a função de impedir que a pessoa seja infectada pelo HIV.
– O tratamento é indicado para um público específico de pessoas com maiores chances de entrar em contato com o vírus.
Como funciona o tratamento
A PrEP, ou a profilaxia de pré-exposição é um procedimento usado antes da exposição a um patógeno (vírus, bactéria, por exemplo) capaz de provocar uma doença e tem o propósito de prevenir.
No caso do HIV, essa PrEP ee feita por uma combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina) em um único comprimido, que impede que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo reduzindo em mais de 90% o risco de infecção.
– A PrEP é mais uma das estratégias de prevenção combinada, disponibilizada no sistema único de saúde (SUS).
Geralmente as PrEP são estabelecidas somente nas capitais e, aqui em Manaus, existe a proposta de descentralizar para outras unidades de saúde da cidade.
Quem pode ter acesso ao atendimento
Em Manaus, somente a clínica da família Franco de Sá possui uma equipe, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e farmacêuticos, capacitada para realizar o atendimento de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV.
Para as pessoas que fazem parte do grupo de risco de contaminação e estão interessados na PrEP, basta fazer um cadastro na Clínica da Familiar Franco de Sá. Na sequência serão recomendados exames para diagnóstico do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.
– Após o uso da PrEP, são realizados exames periódicos de acompanhamento médico, para verificar se o organismo está reagindo bem aos medicamentos.
No caso da AIDS, a prevenção ainda é o uso de preservativos e o uso exclusivo de objetos que cortam ou furam (seringas, agulhas, lâminas de barbear e alicates de unha).
Vale ressaltar que a população ainda conta com os testes rápidos, que podem ser feitos em uma das 143 unidade de saúde.
– Os testes rápidos disponíveis, são: HIV, sífilis e hepatites B e C, com resultado em 30 minutos.