Os moradores do Parque das Tribos, no Tarumã, Zona Oeste, começaram a receber água tratada nas torneiras de casa.
Além de água, a obra realizada leva saúde, dignidade e cidadania para os mais de 2,6 mil moradores do local, que é o primeiro bairro reconhecidamente indígena em Manaus.
– O sistema de abastecimento de água da maior comunidade indígena urbana da capital foi inaugurado nessa terça-feira (16).
Além do acesso à água tratada, todos os moradores do Parque das Tribos foram cadastrados na tarifa social de água, benefício que garante desconto de 50% no pagamento das faturas. Com isso, cada residência tem direito ao consumo mensal de até 15 mil litros de água por R$ 19,93.
A concessionária de água e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) também vão realizar ações para orientar o consumo consciente na comunidade, incentivando o uso correto da água nas atividades diárias dos moradores.
Parque das Tribos
O Parque das Tribos abriga indígenas de diversas etnias, entre elas: Apurinã, Baré, Mura, Kokama, Tikuna, Wanano, Sateré-Mawé e Tukano, além de não indígenas.
O bairro fica localizado na Zona Oeste de Manaus, e fica na parte mais carente dessa região, onde boa parte dos moradores são pessoas em situação de vulnerabilidade.
O antes e o depois das obras
Antes a comunidade era abastecida por carros-pipa que enchiam diariamente duas grandes caixas d’água do Parque. Em 2019, iniciaram as obras para a construção do sistema de abastecimento definitivo.
Agora, a comunidade foi beneficiada com um poço artesiano com 200 metros de profundidade para captação de água diretamente em uma rede de distribuição de ponta a ponta, ou seja, do poço para a residência.
Ainda este ano, a estrutura irá receber um reservatório com capacidade para armazenar 300 mil litros de água para que a obra possa ser estendida para a comunidade vizinha do Cristo-Rei. Nessa, 2 mil moradores serão beneficiados com água encanada e tarifa social.