No Dia Internacional da Mulher, conheça os nutrientes que fazem toda a diferença para a saúde e prevenção de algumas doenças comuns entre as mulheres, além de colaborarem para a saúde e a beleza da pele. Afinal uma alimentação balanceada é importante para todo mundo.
A variedade alimentar oferece maior chance de atender as orientações nutricionais e menor risco de carências.
– Um prato colorido é garantia de melhor variedade de nutrientes.
Doenças como osteopenia, osteoporose, sintomas da menopausa, anemia, constipação e infecção urinária, dentre outras podem ser prevenidas e tratadas pelos nutrientes de certos alimentos.
Saiba quais são os alimentos importantes para a saúde da mulher:
- Alimentos ricos em cálcio, são: Leite; Iogurte; Queijos; Sardinha; Vegetais verde-escuros, como espinafre, couve; Amêndoa e castanha do Brasil.
- Alimentos, que contém muitas fibras e atuam na regularização intestinal: Cereais integrais; Aveia; Linhaça; Chia; Sementes; Frutas, como mamão, ameixa, tangerina, laranja, damasco
- Alimento que minimiza os sintomas da menopausa: A soja.
- Alimento que tem ação antioxidante e protege contra doenças urinárias: O cranberry, que pode ser consumido também na forma de suco e suplementos alimentares.
- Alimentos para prevenção e tratamento da anemia, ricos em ferro: Folhosos verde-escuros; Carne de boi; Fígado; Carne de porco; Frango; Peixe; Gema de ovo; Leguminosas (feijão); Aveia; Melado.
- Alimentos para uma pele saudável e melhor visão, ricos em betacaroteno, que potencializa o bronzeado e tem alto poder antioxidante: Cenoura; Damasco; Mamão; Abóbora.
Dicas:
- Esses alimentos devem ser associados com aquele que contém fontes de vitamina C na mesma refeição, pois eles vão potencializar a absorção do ferro de folhosos e leguminosas.
- Evite, ainda, o consumo de produtos lácteos na mesma refeição, pois eles são fonte de cálcio, que compete com o ferro para ser absorvido.