Especialista sugere dicas de prevenção contra a obesidade no atual cenário.
Mais de um quarto da população brasileira adulta sofre com a obesidade. Isso é bastante preocupante, ainda mais em tempos de pandemias de Covid-19.
– A doença é o segundo fator de risco para infecção pelo Coronavírus. O primeiro fator é a idade.
Considerada uma comorbidade, a doença crônica é causada por fatores genéticos, psicológicos, sociais, metabólicos.
Além do excesso de peso, a obesidade aumenta o risco para o desenvolvimento de diversas outras doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de cânceres.
O nutricionista José Carlos de Sales Ferreira afirma que o atual cenário de pandemia trouxe muitas alterações no comportamento alimentar da sociedade.
“Mudanças causadas por fatores emocionais, como a ansiedade e, em alguns casos, até mesmo a depressão faz com que as pessoas busquem uma válvula de escape em alimentos ricos em açucares e gorduras”, afirma.
O consumo de alimentos hipercalóricos, que faz com que a pessoa acumule gordura, e mais a ausência da atividade física resultam na modificação da composição corporal e fica evidente nos números na balança.
“Uma das estratégias para a redução do consumo deste tipo de alimentos é a compra e preparação de alimentos naturais como verduras, legumes e frutas durante a semana e nos fins de semana o consumo moderado de alimentos calóricos”, indica José Carlos.
Além de bons hábitos alimentares, a atividade física sob a orientação de um profissional da área é mais uma dica importante para ajudar na manutenção do peso adequado e saudável, prevenindo não só a obesidade, mas também diabetes, hipertensão, dentre outras doenças, que são fatores que agravam o quadro patológico de pacientes com COVID 19.