Sai prefeito, entra prefeito e a história se repete: “Vamos fazer um plano de revitalização do patrimônio histórico arquitetônico”.
Mais uma vez está sendo elaborado um projeto com novas diretrizes para essa área da cidade.
– Com certeza já vimos esse filme, que se passa em um cenário da belle époque manauara.
A proposta do Iphan é criar uma norma de uso dos prédios para orientar proprietários de imóveis localizados no centro histórico da capital, como: uso de cores, estrutura interna, estrutura externa, preservação de fachada além de recomendações para que seja preservado a memória da cidade.
A nova proposta inclui a reconversão de prédios existentes e sem uso, ou seja, uma intervenção no espaço urbano para o reaproveitamento de acervo arquitetônico protegido, recuperando-o e dando-lhe nova utilização
– Estão incluídos nessa normativa os prédios abandonados que poderão vir a ser oferecidos para habitação de interesse social.
A exemplo do Largo São Sebastiao, o Centro Histórico de Manaus pode ter construções futuras enquadradas nas características e nos valores do ambiente da cidade. Os prédios vão contar com a ambiência cultural do Centro Histórico e áreas públicas de qualidade.
Enfim, os projetos da Prefeitura de Manaus ainda estão sendo formatados, tanto na área de habitação de interesse social quanto para o patrimônio histórico. agora é esperar e ver se acontece mesmo.