Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar recuperou, em Nova Olinda do Norte, cartões que estariam sendo retidos em estabelecimentos comerciais.
A operação, batizada de Livre Arbítrio, cumpriu nove mandados de busca e apreensão. Os estabelecimentos detinham cartões bancários de idosos, indígenas e outros cidadãos, além das senhas.
– O Conselho Municipal de Idosos de Nova Olinda fez a denúncia ao Ministério Público do Estado, que iniciou a operação.
A prática é antiga em Nova Olinda: comerciantes vendem produtos muito acima do preço e, como garantia de pagamento, ficam com os cartões dos clientes. Muitas vezes RGs e CPFs também são retidos.
Os empresários sacavam o dinheiro dos clientes por conta própria, só depois devolvendo o cartão com o que sobrava do pagamento de produtos superfaturados.
– Além de recuperar os cartões, a polícia recolheu celulares, tablets e notebooks usados pelos comerciantes. Armas de fogo também foram apreendidas.
Os comerciantes foram levados para a Delegacia de Nova Olinda do Norte, onde responderão criminalmente por retenção dos cartões e apropriação indébita.
A operação policial foi coordenada pelo delegado Bruno Fraga e contou com a participação de policiais civis e militares de Manaus.