Amazonas tem mais 60% de abstenção no Enem

Realizado na terça e quarta (23 e 24), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve alta taxa de abstenção no Amazonas: foram 67,5 % de faltosos no primeiro dia e 68,1% no segundo. As provas haviam sido adiadas no Estado por conta da piora na pandemia.

– Estes dois dias também houve a reaplicação do Enem em outros Estados brasileiros, para contemplar os candidatos que tiveram Covid e não puderam fazer as provas em janeiro. A abstenção chegou a 72% no restante do país.

 

No total, o Enem tinha 163 mil estudantes inscritos no Amazonas, mas os dois dias de prova registraram pouco mais de 50 mil candidatos cada um.

 

– A pandemia continua forte no Estado, o que fez com que muitos candidatos preferissem ficar em casa.

 

Com a alta abstenção, as salas de aula conseguiram manter mais facilmente o distanciamento, e a movimentação nas ruas e escolas foi baixa.

Nem todo o Amazonas, no entanto, conseguiu participar do Enem: Boca do Acre precisou suspender as provas. O município sofre com enchentes nos últimos dias, reflexo das inundações no Estado do Acre.

O presidente substituto do Inep já foi comunicado, e afirmou que os candidatos de Boca do Acre só devem fazer o exame em novembro para concorrer a vagas em 2022.

 

– O governo do Amazonas já havia afirmado que, por orientação do Inep, os dias 23 e 24 seriam a última chance de fazer o Enem 2020 para vagas neste ano.

 

O resultado deste Enem deve ser divulgado em 29 de março.