Na promessa de receber uma remessa com 78 mil unidades previstas para atender a população nessa quinta fase de distribuição nacional, o Amazonas recebeu hoje (24) apenas 2 mil doses da vacina do tipo AstraZeneca.
– Porém, esse carregamento foi trocado com o do Amapá.
A descoberta foi do governo do Amapá que, em nota, identificou a troca decorrente do comunicado feito pelo Ministério da Saúde que o estado iria receber um carregamento contendo 2 mil doses, porem, pra surpresa, tinham 78 mil doses.
Mais uma vez o planejamento do governo federal foi comprometido. Agora ficou em jogo a expertise de logística do ministro Pazuello. Após um atraso de dois dias, o Amazonas vai ter que esperar um pouco mais para receber as 78mil doses, das 120 mil vacinas prometidas.
Até o momento os dois estados aguardam o pronunciamento do Ministério da Saúde para resolver a troca e até agora nada aconteceu.
Isso pode ser um sinal para que os estados e municípios fiquem atentos aos carregamentos recebidos e tomem muito cuidado com a distribuição das doses para que o cidadão não tenha que receber as doses de vacinas diferentes.
Ainda se espera um posicionamentos dos prefeitos. O que não se sabe ainda é se os municípios irão acatar a recomendação do ministro Pazuello para que usem todas as doses par vacinação, uma vez que ele garante a entrega de novas doses em tempo hábil. (ver matéria sobre o assunto)
A recomendação do Instituto Butantan é que estados e municípios façam a reserva da segunda dose, para garantir que o esquema vacinal seja completado no período recomendado de 2 a 4 semanas.
Segundo o Plano Nacional de Imunização aplicado na pandemia de 2010 da H1N1, a prioridade seria para as cidades com maior número de contaminados para que houvesse imunizacao em massa para, no mínimo, 70% da população.