Sob o comando da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a “Operação Pela Vida” foi criada para combater os descumprimentos das medidas de decreto governamental pra prevenção da Covid-19.
Neste domingo (15) foram realizados flagrantes nos bairros Coroado e Cachoeirinha e em vários pontos da Zona Leste e Zona Centro-Sul de Manaus.
Segundo a Fundação de Vigilância Sanitária, os bairros com maior incidência de casos de contaminação é o centro da cidade, seguido pelo Santa Luzia com 3.182 e 2.480 respectivamente.
A maioria dos casos são de aglomerações e de desrespeito às medidas de proteção determinadas pela OMS. Um exemplo é a ação da polícia neste fim de semana que realizou o flagrante de duas festas que ocorriam em residências, sendo uma no conjunto Tiradentes, bairro Coroado, e a outra no bairro Cachoeirinha.
Segundo a polícia, a operação foi o resultado de denúncias de moradores informando que havia aglomeração, som alto e consumo de bebidas alcoólicas. Em entrevista, o secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates declarou que: “As festas são consideradas um desrespeito à população amazonense, que enfrenta os impactos da pandemia e ainda está em luto pela perda de entes queridos”.
Para o secretário, as denúncias são a principal forma de acabar com os eventos clandestinos e que a população deve, sim, denunciar. Outra forma de denúncia é para os estabelecimentos abertos em descumprimento ao decreto governamental para prevenção da Covid-19.