Com as novas flexibilizações os cuidados devem dobrar.
O governador do estado, Wilson Lima, anunciou hoje, (13/02) as novas medidas de restrições que valerão entre os dias 15 e 20 de fevereiro.
O pronunciamento foi feito através das redes sociais institucionais para apresentar as ações elaboradas pelo Executivo para conter o avanço da pandemia da Covid-19 baseados nos dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Prefeitura de Manaus.
O governador esclareceu que a cidade de Manaus saiu da fase roxa para fase vermelha, o que significa que as restrições precisam continuar para haver uma redução significativa de novos contágios. Outro dado é a situação do interior do estado que está na fase roxa e com problemas de logística e infraestrutura ainda maiores.
Segundo os dados, cada infectado ainda transmite a doença para outras 101 pessoas, um número grande e que impacta diretamente no sistema de saúde em todo estado que está com 92% da capacidade de UTIs, um índice preocupante.
Dentre as novas flexibilizações está a abertura do comércio para o sistema de drive-thru com horário determinado. O transporte de carga, produtos essenciais e de funcionários da indústria continuam.
A novidade é referente aos serviços residenciais como: obras emergenciais, beleza e barbearia. Com esse tipo de atividade, o vírus está mais propenso a entrar nas residências onde os cidadãos estão confinados.
Essa entrada de estranhos em um ambiente que está isolado pode gerar um aumento de novos casos de infectados já que muitos não se preocupam com os protocolos dentro do ambiente familiar.
A restrição de circulação permanece das 19h às 6h com a permissão das atividades ao ar livre, de forma individual.