O Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) divulgou um novo relatório, com dados da Science Pulse, que apresenta jornalistas e cientistas de dados com forte presença nas citações da comunidade científica brasileira sobre a Covid-19 no Twitter em 2020.
O artigo aponta que a popularização cientifica na rede social de mensagens instantâneas, durante a pandemia, foi construída por especialistas que recorreram à plataforma para compartilhar seus conhecimentos. Esse movimento também criou uma comunidade com outros atores que ajudaram a subsidiar os divulgadores com informações.
Na pesquisa, proporcionalmente, não há uma conversação intensa com perfis como veículos da imprensa, órgãos governamentais ou até mesmo políticos. A análise foi feito em mais de um milhão de citações realizadas na rede, onde foi mapeado os 15 perfis mais citados pela comunidade cientifica.
Da comunidade cientifica se destacam o Marcelo Oliveira (@Capyvara); TemCiência (@TemCiencia); Rafa Lopes (@rafalpx); André Biernath (@andre_biernath); Monica de Bolle (@bollemdb).
Você confere o artigo na integra no sita da IBPAD, clicando aqui.