Em 12 dias de funcionamento, o Carona Solidária, da Prefeitura de Manaus, já assegurou o retorno de, aproximadamente, 15 mil idosos para suas casas, após a imunização contra o novo coronavírus nos postos montados na cidade.
O serviço surgiu de uma ação conjunta de secretarias municipais, uma vez que se percebeu que muitos idosos chegavam aos pontos de vacinação a pé, por aplicativo ou ônibus, e na volta para suas casas, precisavam de um apoio logístico com segurança.
“Por determinação do prefeito David Almeida, a vacinação dos idosos precisava ser de forma humanizada e com segurança. E, a partir daí, pensamos nessa carona, para que eles pudessem receber o acolhimento correto, que é um direito deles”, disse a titular da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Jane Mara Moura.
A secretária explicou que, no local da vacinação, o idoso é abordado para ver a necessidade de um transporte no retorno para o seu lar. “Os agentes de cada posto de vacinação abordam os idosos, para ver como ele chegou e se precisa da carona na volta”, reforçou. O transporte está em todos os seis postos de vacinação e atende, diariamente, quase 200 idosos.
A aposentada Luzia Ramos, 74 anos, utilizou o serviço de aplicativo para chegar ao posto de vacinação no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, localizado na bola da Suframa, zona Sul de Manaus, e teve seu retorno para casa assegurado pelo Carona Solidária. “Estou muito feliz, além de vacinada, vou voltar para minha casa com segurança”, destacou a idosa.
O tenente da Casa Militar, William Dias, explicou que já foram quase 15 mil atendimentos desde o dia 29 de janeiro, quando começou a vacinação dos idosos. “São quase 30 carros diariamente nos seis postos de vacinação. Aproximadamente 15 mil idosos já utilizaram a carona da prefeitura com segurança para suas casas. É um empenho de todas as secretarias da prefeitura de Manaus, envolvidos nessa ação”, afirmou.
A higienização dos transportes é feita diariamente para que, no próximo dia, possa ser usado com segurança.
A ação é coordenada pelo Fundo Manaus Solidária, Casa Militar, Semasc, Fundo Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Texto – Divulgação/Fundo Manaus Solidária
Fotos – Valdo Leão/Semcom