O Ministério da Saúde disponibilizou R$ 51 milhões para melhorar a assistência bucal em 898 cidades brasileiras. Do total, R$ 954 mil serão destinado para 19 municípios do Amazonas, incluindo a capital.
As cidades beneficiadas no Estado são Apuí, Atalaia do Norte, Barreirinha, Beruri, Carauari, Careiro, Careiro da Várzea, Envira, Humaitá, Iranduba, Itapiranga, Lábrea, Manaus, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Pauniní, Presidente Figueiredo, Santo Antônio do Içá e São Sebastião do Uatumã.
A verba é destinada para a compra de 2.836 cadeiras odontológicas, de todas as regiões do país. A liberação do recurso já foi publicada no Diário Oficial da União. O investimento contribui para qualificar, ampliar e fortalecer o atendimento de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).
A compra dos equipamentos reforça a Política Nacional de Saúde Bucal e dá suporte para ampliar e qualificar o trabalho das Equipes de Saúde Bucal que atuam na Atenção Básica, principal porta de entrada do SUS e capaz de resolver pelo menos 80% das demandas dos cidadãos.
Atualmente no país são 26.807 Equipes de Saúde Bucal presentes em 5.047 municípios brasileiros. Desta forma, cerca de 90,53% dos municípios do país têm, ao menos, uma das principais linhas de ação da Política Nacional de Saúde Bucal.
Veja quanto cada município irá receber: