As unidades atendidas serão os Hospitais e Prontos-socorros (HPS) 28 de Agosto, João Lúcio, Delphina Aziz e Platão Araújo, Fundação de Medicina Tropical Doutro Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC), na zona Oeste, Hospital do Coração Francisca Mendes (HCFM), Maternidade Ana Braga e Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon). De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa, Marinélia Ferreira, os profissionais indicados pela SES são aqueles que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Sala Vermelha. Um total de 2.141 doses foi reservada para a vacinação nessas unidades de saúde.
A utilização de critérios de preferência dentro do grupo prioritário “Profissionais de Saúde”, foi pactuada entre a Semsa e a SES-AM, no âmbito da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para garantir prioridade no recebimento da vacina aos trabalhadores mais expostos aos riscos de contaminação dentro das unidades hospitalares. A análise dos riscos e a escolha dos trabalhadores contemplados, deve ser feita pela SES e, a cada dois dias, encaminhada à Semsa até às 10 horas, para o planejamento da ação, desde a separação das doses até a escala das equipes de vacinadores. Com o planejamento pronto, a Semsa programa a rota de distribuição da vacina para as unidades de saúde, que só pode ser feita sob escola policial.
Na última sexta-feira, 22, as listas foram enviadas fora do prazo e apenas o HPS 28 de Agosto receberia a vacinação para cumprimento de decisão judicial. No entanto, no final da tarde, a Semsa ainda conseguiu iniciar a imunização em outras seis unidades. Até às 11h de hoje, 23, haviam sido registradas 277 doses aplicadas no dia anterior.
Sistema Municipal
O registro das pessoas vacinadas está sendo feito em sistema próprio da Semsa, o Sistema Municipal de Imunização/Covid (SMV/Covid), desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação, em razão do não funcionamento pleno do sistema criado pelo Ministério da Saúde para o registro exclusivo de dados da campanha de imunização contra a Covid-19. O sistema local prevê os mesmos campos de informação do SI-PNI, para facilitar a convergência das informações.
Texto – Andréa Arruda / Semsa
Foto – Dhyeizo Lemos / Semcom