Meu jeito Manaus de ser e crescer

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio, da ONU, Manaus avança na redução de desigualdades 

A Prefeitura de Manaus tem registrado oficialmente 15.842 ruas, vias, becos, avenidas e travessas de 63 bairros da capital, segundo o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Com a expansão da cidade, esse número aumenta a cada ano. Em 2019, por exemplo, foram 129 novas ruas, avenidas e afins. Desta forma, dotar Manaus de equipamentos públicos que atendam todas as necessidades da população se torna um desafio constante.

Para atender a esta demanda, nos últimos oito anos, a Prefeitura de Manaus descentralizou o acesso a serviços e deixou os bairros mais autônomos, dotados de equipamentos sociais. As ações municipais têm como pilar o Planejamento Estratégico Manaus 2030, alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) do Milênio, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além das 22 creches públicas municipais, a Prefeitura conta hoje com 211 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incluindo as de horário ampliado, divididas por todas as zonas da cidade, três Clínicas da Família, 20 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e cinco Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), entre outras estruturas destas áreas, que atendem as famílias com maiores necessidades.

Manaus, uma cidade que sofria historicamente com a falta de água, agora conta com uma cobertura de 98% do serviço, por meio de investimentos em cinco novos reservatórios, a ampliação da rede de abastecimento e o funcionamento efetivo do Programa Águas para Manaus (Proama).

Fundamental na vida de crianças e jovens, dentro dos bairros a infraestrutura esportiva também foi ampliada, com a reforma e readequação de mais de 40 espaços de esporte e lazer ao longo de 2020. Novas estruturas, como o velódromo em construção na Compensa, zona Oeste, garantem maior acesso ao esporte e a mudança de muitas realidades.

A terceira idade hoje recebe ainda mais atenção. Além das atividades oferecidas nos Centros de Esporte e Lazer (CEL), suspensas apenas em virtude da pandemia, a Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT) foi ampliada, assim como a oferta de capacitações destinadas a cuidadores de idosos, um trabalho cada vez mais importante com o aumento da expectativa de vida desta população.

​​​​​​​
Ainda no social, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) tornaram-se parceiras do desenvolvimento. Cem projetos conquistaram recursos que vêm mudando a história de muitas crianças e jovens. Um trabalho realizado pelo Fundo Manaus Solidária, que garantiu ainda o apoio da sociedade em diversas mobilizações em prol do bem. Estas e outras ações mostram o quanto a atual gestão municipal fez Manaus avançar, tornando-se uma cidade mais desenvolvida e melhor para seus habitantes.