Defesa Civil monitorou eventos climatológicos em mais de 20 programações do Estado

Em 2018, a Defesa Civil do Amazonas ampliou o trabalho do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), que pertence ao órgão, para os grandes eventos do Estado. O monitoramento climático e hidrológico, voltado para prevenir situações extremas, começou no Festival Folclórico de Parintins, em junho, e vai fechar o ano, nas festas da virada em Manaus.

“A instalação do Cemoa em grandes eventos foi para garantir a segurança da população que participa das programações do nosso Estado. Durante as festas, nossos técnicos ficam em alerta e emitem boletins em caso de temporais, inundações, rajadas de ventos, entre outras situações, que possam colocar em risco a integridade física dos participantes”, ressaltou o secretário da Defesa Civil AM, Fernando Pires Júnior.

Desde a implantação do projeto, 20 eventos foram monitorados pelo órgão, com a emissão de 46 boletins climáticos. A Ciranda de Manacapuru, a Parada LGBT em Manaus, a Procissão de Nossa Senhora Aparecida e do Círio de Nazaré, as Provas do Enem e a Copa Libertadores Feminina, na Arena da Amazônia, estão entre as programações monitoradas em 2018, pela Defesa Civil do Amazonas.

Atuação

Um exemplo efetivo do trabalho do Cemoa foi em Itacoatiara, durante o Festival da Canção (Fecani). A Defesa Civil do Amazonas identificou a aproximação de ventos fortes e precipitação intensa. A informação preventiva permitiu que os órgãos de segurança suspendessem por alguns minutos as apresentações e alertassem os permissionários locais, quando a maior fixação e cuidados com as barracas de alimentos e bebidas.

Como parte do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), a Defesa Civil do Estado atuou na “Operação Eleições 2018”. Com algumas regiões afetadas pela estiagem, o órgão emitiu boletins ao TRE, informando, preventivamente, possíveis eventos extremos que pudessem vir dificultar a logística do pleito. Nos dias de votação, no primeiro e segundo turnos, técnicos estaduais e municipais, também foram colocados de prontidão, nos 62 municípios do Amazonas.

Trabalho no Ano Novo

Durante os eventos, os dados e alertas sobre as condições hidroclimáticas são emitidos para os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública. O aviso é sempre emitido com pelo menos duas horas de antecedência. O mesmo sistema será aplicado nas festas do Ano Novo em Manaus, onde a concentração de pessoas é grande.

Dados

Os dados avaliados pelo Cemoa, são coletados no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Marinha do Brasil, Agência Nacional de Águas (ANA) e Serviço Geológico do Brasil/CPRM.

Fonte: Governo do Amazonas