Francês fica no cockpit em chamas por 29 segundos mas consegue escapar; na relargada, canadense é tocado e fica de cabeça para baixo, mas sai ileso; heptacampeão domina prova
A Fórmula 1 viveu um domingo de susto e alívio no Barein. A corrida vencida pelo heptacampeão Lewis Hamilton ficou marcada pelo assustador acidente de Romain Grosjean após a largada; o francês da Haas, ao tentar desviar de outros carros, tocou com a AlphaTauri de Daniil Kvyat e perdeu o controle do carro, que bateu com violência no guard rail, foi partido ao meio e explodiu em chamas. Grosjean ficou no carro pegando fogo por 29 segundos mas conseguiu sair do cockpit e correu para escapar do fogo.
Grosjean saiu com queimaduras leves nas mãos e tem suspeita de fraturas nas costelas. Pouco, diante da brutalidade do acidente, cujo impacto foi de 53 vezes a força da gravidade e paralisou a corrida por mais de 1h20.
Imagem mostra Grosjean saindo do carro em meio ao fogo
Dada nova largada, outro acidente, de menores proporções, também assustou: Lance Stroll foi tocado pelo mesmo Daniil Kvyat no miolo do traçado, e seu carro ficou de cabeça para baixo. O Halo da Racing Point foi ralado pelo asfalto, mas o canadense conseguiu sair do cockpit sem problemas.
Carro de Lance Stroll ficou de cabeça para baixo após toque de Daniil Kvyat — Foto: Getty Images
Depois dos acidentes assustadores, Hamilton teve mais uma prova dominante na temporada e venceu pela 95ª vez na F1. Max Verstappen, da RBR, terminou em segundo lugar depois de três trocas de pneus, uma a mais do que o inglês, e seu companheiro de equipe Alexander Albon herdou a terceira colocação depois que Sergio Pérez teve o motor Mercedes de sua Racing Point quebrado e causou um safety car a três voltas do fim.
Completaram a zona de pontuação, da quarta à décima colocações, Lando Norris (McLaren), Carlos Sainz Jr. (McLaren), Pierre Gasly (AlphaTauri), Daniel Ricciardo (Renault), Valtteri Bottas (Mercedes), Esteban Ocon (Renault) e Charles Leclerc (Ferrari). O carro de segurança no fim acabou salvando Ricciardo e Bottas, que tinham problemas nos seus carros (suspensão e pneu furado) e conseguiram completar a prova.
Completaram a zona de pontuação, da quarta à décima colocações, Lando Norris (McLaren), Carlos Sainz Jr. (McLaren), Pierre Gasly (AlphaTauri), Daniel Ricciardo (Renault), Valtteri Bottas (Mercedes), Esteban Ocon (Renault) e Charles Leclerc (Ferrari). O carro de segurança no fim acabou salvando Ricciardo e Bottas, que tinham problemas nos seus carros (suspensão e pneu furado) e conseguiram completar a prova.
O pódio
HAMILTON: “Fisicamente foi uma corrida muito desgastante. Max tinha muita velocidade hoje. Eu definitivamente estava sentindo isso. Estou muito grato ao time. Que privilégio ter outro resultado como esse.”
VERSTAPPEN: “Foi muito assustador na largada – vimos a bandeira vermelha e muito fogo. Grato por Romain aparentar estar ok. Não fomos agressivos o suficiente na nossa estratégia e tivemos também um pit stop lento, mas o segundo lugar não é tão ruim.”
ALBON: “Os caras fizeram um trabalho fantástico em deixar o carro pronto depois da sexta-feira (acidente). Eu me senti como nas últimas corridas ficando melhor e melhor”
O que você precisa saber?
– Hamilton venceu pela 11ª vez em 15 corridas na temporada.
– Segundo pódio de Alexander Albon na carreira, de novo em terceiro.
– McLaren pontuou com os dois carros pela terceira vez seguida.
Primeira largada
Hamilton manteve a liderança após a largada, e Verstappen assumiu o segundo lugar à frente de Pérez e Albon; Bottas largou muito mal e caiu para sexto, atrás de Ricciardo. Mais atrás, Grosjean e Kvyat tiveram um toque, e a Haas do francês explodiu em chamas após bater no guard rail. A corrida foi interrompida.
Carro de Grosjean pega fogo na largada do GP do Bahrein
Segunda largada
Hamilton voltou a largar bem, seguido por Verstappen e Pérez. Ricciardo partiu muito mal e perdeu posições, e Bottas e Albon disputaram o quarto lugar, com vantagem para o finlandês. No meio do pelotão, Kvyat tocou em Stroll, que capotou – o russo seria punido em dez segundos. O safety car entrou na pista, e Bottas entrou nos boxes devido a um pneu furado.
Segunda largada do GP do Bahrein tem acidente de Lance Stroll