GP da Turquia: Lewis Hamilton é heptacampeão ao vencer de forma espetacular e chora

Inglês sofre no começo da prova, mas parte para o ataque desde o sexto lugar e assume ponta ao passar Sergio Pérez, que chega em segundo; Sebastian Vettel vai ao pódio

A Fórmula 1 tem um novo heptacampeão mundial: com mais uma atuação genial, Lewis Hamilton venceu neste domingo o Grande Prêmio da Turquia e igualou o alemão Michael Schumacher como o maior campeão de todos os tempos. De quebra, chegou à 94ª vitória, ampliando o próprio recorde. O inglês da Mercedes superou um começo difícil com a pista mais molhada pela chuva, andou parte da prova no quinto e sexto lugares e surgiu com força total quando o asfalto começou a secar.

Viu os adversários trocarem os pneus intermediários, manteve-se na pista, passou o líder Sergio Pérez, da Racing Point, e disparou para a décima vitória em 14 corridas na temporada, 31 segundos à frente do mexicano. Este chegou a ser ultrapassado por Charles Leclerc na última volta, mas o monegasco errou e ainda caiu para quarto, atrás de Sebastian Vettel, que subiu ao pódio pela primeira vez em 2020. Depois da corrida, Hamilton mandou pelo rádio uma mensagem para as crianças acreditarem nos seus sonhos.

Hamilton precisava somar apenas oito pontos a mais do que o companheiro Valtteri Bottas, único que ainda tinha chances de lhe tirar o hepta, mas ele não só venceu, como viu o finlandês ter uma atuação ridícula e cruzar a linha de chegada apenas em 14º, após rodar por diversas vezes.

Agora, Hamilton soma 307 contra 197 de Bottas, que ainda pode perder o vice para Max Verstappen, sexto na prova de Istambul após uma rodada espetacular quando era o terceiro – o holandês soma 170 pontos.

Hamilton cruza a linha de chegada para vencer o GP da Turquia — Foto: Getty Images

Hamilton cruza a linha de chegada para vencer o GP da Turquia — Foto: Getty Images

Pole position, Lance Stroll liderou a maior parte da corrida, mas terminou apenas em nono. Uma estratégia errada de trocar pela segunda vez os pneus intermediários jogou o canadense para o meio do pelotão. Com uma queda de rendimento, Stroll ainda perdeu mais posições.

Também marcaram pontos Carlos Sainz Jr (McLaren), em quinto, Alexander Albon (RBR), em sétimo, Lando Norris (McLaren), em oitavo, e Daniel Ricciardo (Renault), em décimo.

A próxima etapa da Fórmula 1 2020 será disputada daqui a duas semanas, no Barein.

O pódio

 

Vettel, Hamilton, Wolff e Pérez no pódio de Istambul — Foto: Getty Images

Vettel, Hamilton, Wolff e Pérez no pódio de Istambul — Foto: Getty Images

HAMILTON: “É muito importante que as crianças vejam isso… Não dê ouvidos a ninguém que lhe diga que você não pode alcançar algo. Sonhe o impossível. Fale com ele. Você tem que trabalhar por isso, persegui-lo e nunca desistir!”

PÉREZ: “Mais uma volta com esses pneus e acho que teriam explodido! Foi uma corrida caótica mas um resultado forte para nós!”

VETTEL: “Tive uma primeira volta muito boa, já me encontrava no em quarto! Foi muito intenso na última volta, uma surpresa ao conseguir o pódio no fim!”

O que você precisa saber?

– Sétimo título mundial de Lewis Hamilton, que passa a ser o maior campeão de todos os tempos ao lado de Michael Schumacher.

– Primeiro pódio de Sergio Pérez no ano; mexicano repete o melhor resultado da carreira (Itália e Malásia, em 2012).

– Primeiro pódio de Sebastian Vettel na temporada 2020.

– Segunda volta mais rápida da carreira de Lando Norris.

Largada

Stroll largou bem e manteve a liderança, com o companheiro Pérez em segundo. Verstappen partiu muito mal e caiu de segundo para quinto, enquanto Hamilton pulou de sexto para terceiro, à frente de Vettel, que fez largada sensacional vindo de 11º.

Veja a largada do GP da Turquia

Para desviar de Hamilton, Ricciardo acabou tocando em Ocon, que rodou na primeira curva, assim como Bottas, que caiu para o fim do pelotão. Ainda na primeira volta, Hamilton errou e perdeu as posições ganhas na largada, caindo de novo para sexto, e Bottas tocou em Ricciardo.

Fonte: Globo Esporte.com