Um misto de teatro com audiovisual: essa é a obra “Senti um vazio”, do Grupo Garagem, que ganha lançamento on-line marcado para este sábado, 24/10, às 20h. O projeto foi contemplado pelo Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais de 2018, da Prefeitura de Manaus, e aborda os temas do tráfico de mulheres e exploração sexual, ao contar a história de um dia na vida de Dija, uma mulher que é traficada.
Dirigido por Gleidstone Melo, com atuação de Lu Maya, “Senti um vazio” conta com as participações de Diego Bauer, Débora Trierweiler e Carol Piñeiro.
A obra foi originalmente pensada como um espetáculo teatral, a partir da remontagem de mesmo nome, apresentada pelo grupo em 2015. Porém, a pandemia da Covid-19 mudou os planos da companhia. “A ideia inicial era apresentar o espetáculo em três cidades diferentes. A gente já estava no meio do processo, mas aí veio a pandemia e tivemos que alterar tudo o que pensamos”, explicou o diretor, Gleidstone Melo.
As mudanças influenciaram o próprio processo de construção da obra, como também destaca Gleidstone. “Foi um trabalho bem difícil de fazer, pois eu tive que dirigir tudo a distância. Eu estava em São Paulo nesse período e não conseguia ir para Manaus, até por conta da pandemia, então eu tive que dirigir a atriz, o diretor de fotografia etc., tudo por Zoom, o que eu nunca tinha feito antes”, comentou o artista, que trabalha entre Manaus e São Paulo nas áreas de atuação, direção e produção.
O resultado foi um produto híbrido, que pode ser conferido a partir de sábado e deve ganhar outras apresentações, em todos os sábados, até o fim de novembro. “Vejo a obra como uma mistura de um espetáculo de teatro com um pouco de cinema. É um curta-metragem, mas tem uma linguagem meio teatral. É um híbrido de tudo, que nós também não sabemos definir muito bem ainda mas que é uma obra artística”, ressaltou.
Para assistir à estreia, basta o público acessar o site do grupo, em www.grupogaragem.com e reservar gratuitamente o ingresso que fica disponível até as 21h30 do dia 24. Após preencher os dados no site, os interessados receberão o link de exibição da obra por e-mail. A classificação indicativa é de 16 anos.
Grupo Garagem
O Grupo Garagem é um coletivo de criação formado por seis artistas de Manaus: Andreza Afro Amazônica, Frank Kitzinger, Gleidstone Melo, Janaina Siqueira, Lu Maya e Pricilla Conserva, com o objetivo de pesquisar diversas linguagens artísticas. O grupo possui em seu repertório, espetáculos como “Eles falam da gente” (2015), “Aconteceu, acontece ou acontecerá” (2015), “Senti um vazio” (2015), “Quando encontramos sonhos perdidos nas roupas que costuramos” (2016) e “Jogo do bicho” (2020), além da revista eletrônica “Arte Documenta”, atualmente em sua quinta edição.
Conexões Culturais
Desde 2016, o Prêmio Manaus de Conexões Culturais contempla projetos artísticos e culturais de diversos segmentos, fomentando iniciativas que fortalecem a identidade cultural da cidade. Este ano, o prêmio está dividido em dez editais, que aplicarão a verba destinada pela Lei Federal Aldir Blanc a editais e chamadas públicas voltadas aos trabalhadores da cultura.
Os editais são: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Hip Hop, Cultura Infância, Dança, Literatura, Manifestações Culturais, Música e Teatro. Pessoas físicas e jurídicas podem participar e as inscrições seguem abertas até o dia 28 de outubro, pelo site da prefeitura, em manaus.am.gov.br, na aba Manauscult, no ícone “Editais Lei Aldir Blanc”, ou pelo link direto: bit.ly/EditaisLeiAldirBlanc. Os editais também estão disponíveis na íntegra no site.
Serviço
O quê: Apresentação de “Senti um vazio”, do Grupo Garagem
Quando: 24/10 (sábado), às 20h
Onde: Exibição on-line – Ingressos pelo site www.grupogaragem.com
Classificação indicativa: 16 anos
Quanto: Gratuito