Prefeitura realiza videoaula sobre reutilização de garrafas de vidro

O projeto Minicursos On-Line, da Prefeitura de Manaus, irá ensinar, durante o mês de agosto, diferentes técnicas de reaproveitamento de vidro.  A videoaula desta sexta-feira, 7/8, terá como tema a decoração de garrafas com uma técnica de pintura abstrata. O trabalho consiste na reutilização de garrafas de vidro, transformando-as em peças decorativas.   

 

Na videoaula, a instrutora Thesca Godinho, técnica em Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), explica quais os materiais necessários e o passo a passo para a confecção. Ela reutiliza uma garrafa de suco, que se transforma em uma verdadeira peça de arte. “Importante ressaltar que esse é um trabalho que pode se tornar uma fonte de renda para quem o faz, tendo em vista a facilidade de se encontrar garrafas e potes de vidro que, ao invés de serem descartados, podem virar artigos de decoração”, afirma Godinho.

 

A técnica lembra que existem outras técnicas que podem ser utilizadas para a decoração de vidros, a exemplo da papietagem e decupagem com jornal e revista. “Nas próximas videoaulas, teremos oportunidade de ensinar a fazer decoração fácil e a um custo baixo, com resultado surpreendente”, explica a instrutora. Ela destaca outros aspectos: o do tempo de decomposição na natureza do vidro – aproximadamente 400 anos – e a importância da coleta seletiva de resíduos.

 

O projeto Minicursos On-Line disponibiliza semanalmente uma videoaula gratuita, abordando um tema de interesse ambiental. Lançado em junho deste ano, como forma alternativa de repassar os conteúdos das oficinas e minicursos oferecidos pela Semmas durante a pandemia de Covid-19, o projeto já conta com milhares de visualizações, sendo a desta sexta-feira a nona videoaula da série. A intenção é estender o projeto até o final do ano, com um total de 40 videoaulas publicadas. Os conteúdos são disponibilizados pelas redes sociais da Semmas (Facebook, Instagram, YouTube e site semmas.manaus.am.gov.br) e pelo canal da Prefeitura de Manaus no YouTube.