Publicação reúne principais ações realizadas para preservar direitos da população, na capital e no interior do Estado, e manter atendimento durante pandemia
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) lançou nesta quinta-feira, 9, a primeira edição da revista eletrônica Defender, publicação que reúne todas as ações realizadas pela instituição no primeiro semestre de 2020. A revista destaca o trabalho incansável e diuturno de defensoras e defensores públicos para readequar e manter o atendimento, em meio à crise de Covid-19, a fim de preservar direitos da população amazonense, na capital e no interior do Estado.
A publicação é semestral e pode ser acessada no endereço https://bit.ly/RevistaDefender
Também estão entre as ações que podem ser conferidas na revista a atuação para garantir medidas protetivas para mulheres e combater a violência doméstica, em meio ao isolamento social, bem como liminar que impôs melhoria em serviços de telefonia e internet no interior, a suspensão do transporte fluvial de pessoas, o que salvou 1,2 mil vidas e evitou a infecção para 123 mil pessoas, segundo pesquisa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além da fiscalização de defensoras e defensores em feiras, hospitais, presídios, comércios e agências bancárias.
A revista tem produção editorial da Diretoria de Comunicação, sob a coordenação do jornalista e diretor André Alves, edição do jornalista Vitor Gavirati, projeto gráfico dos designers Natália Nakashima e Paulo Maciel, e imagens do repórter fotográfico Clóvis Miranda. Em seu formato, a Defender possui dois artigos que nessa primeira edição são assinados pela defensora pública e coordenadora do Núcleo Especializado em Promoção e Defesa dos direitos da Mulher (Nudem/DPE-AM), Pollyana Vieira, e pelo defensor público Gustavo Cardoso, que atua na região do Baixo Amazonas.
De acordo com o defensor público geral do Estado, Ricardo Paiva, a iniciativa é uma forma de mostrar como a instituição moldou sua atuação de acordo com o interesse e necessidade da população. “Atuação da Defensoria durante a pandemia evidenciou a capacidade de alcance coletivo das ações da instituição. É missão da Defensoria exercer a defesa dos direitos coletivos e tivemos que nos reinventar para continuar atendendo os interesses da população para a garantias de direitos. A revista Defender reúne esse trabalho e pode ser conferida ao alcance de um clique. Essa publicação é uma forma de mostrar que não paramos um minuto mesmo sendo preciso adotar o sistema de teletrabalho para continuar atendendo as demandas das população. Desejamos a todos uma boa leitura”, ressaltou o defensor geral.