A cidade indiana de Hyderabad emitiu um decreto proibindo a mendicância nos espaços públicos, informou nesta sexta-feira (10) a polícia, antes da chegada de Ivanka Trump à cidade para uma reunião.
A filha do presidente dos Estados Unidos se juntará ao primeiro ministro indiano Narendra Modi e a outros dirigentes para o Global Entrepreneurship Summit (GES), celebrado em Hyderabad no fim de novembro.
Em meio aos preparativos, a polícia local ordenou por decreto expulsar os moradores de rua que representariam, entre outras coisas, “um perigo para o tráfico de pessoas e veículos”, segundo a imprensa indiana.
Essas pessoas não poderão retornar à cidade em 7 de janeiro, e caso desobedeçam à ordem podem ser castigados com multas ou prisão.
Um responsável da polícia informou que essa medida faz parte da “habitual luta antimendicância” e não tem a ver com a visita de Ivanka Trump.
A prefeitura afirma que habilitou um centro onde os moradores de rua poderão ser alojados.
“Não estão sendo detidos, não os levamos à prisão, simplesmente os estamos levando a um albergue”, assegurou o agente Vijar Kumar Reddy, adjunto do chefe de polícia de Hyderabad, Mahender Reddy à agência de notícias Efe.
A última vez que Hyderabad tomou uma medida parecida foi durante a visita do então presidente americano Bill Clinton no ano 2000.
A GES é uma cúpula anual organizada por EUA e Índia desde 2010 e reúne mais de 1.000 empreendedores emergentes e investidores de todo o mundo.
Fonte: G1