Detran-AM intensifica ações de fiscalização em Manaus

Em cumprimento ao Decreto Governamental que proibiu o funcionamento de estabelecimentos comerciais não essenciais para evitar a propagação do novo coronavírus, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) tem realizado ações de fiscalização voltadas a condutores que consomem bebida alcoólica em lojas de conveniência. Desde a noite da última sexta-feira (03) até este sábado (04), seis pessoas foram flagradas no teste do bafômetro.

A iniciativa é uma realização do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) e possui o apoio de policiais militares do Batalhão de Trânsito (BPTran). Tem como enfoque combater as infrações de trânsito e, nesse momento, também manter fechados os estabelecimentos comerciais não essenciais.

Na noite deste sábado, a operação do Detran-AM percorreu as principais zonas da cidade. No Vieiralves, na zona centro-sul, um estabelecimento que funcionava irregularmente foi fechado pelos policiais militares. “Nós lembramos o cidadão sobre a gravidade do problema de saúde que estamos enfrentando e pedimos que ele feche as portas. Se a pessoa desrespeitar a ordem, infelizmente, somos obrigados a levá-la à delegacia”, explicou o cabo do BPTran, Jucélio Oliveira.

Bafômetro – No sábado, a fiscalização do Detran também percorreu lojas de conveniência. Na zona norte, quatro condutores foram flagrados embriagados. Um quinto se negou a fazer o teste do bafômetro e foi autuado.

A penalidade tanto para quem for flagrado no teste do bafômetro quanto para quem se recusar a fazê-lo, porém apresentar sinais de embriaguez, é a aplicação de multa no valor de R$ 2.934,70, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

“Como parte do sistema de Segurança Pública do Estado, o Detran vai continuar nas ruas para fazer valer o Decreto do Governo. O cidadão precisa entender que o momento é grave, no que tange à saúde pública, e se insistir em ficar nas ruas bebendo e dirigindo, nós vamos coibir”, destacou Rodrigo de Sá Barbosa, diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas.

Números – As ações do Neot, da noite de sexta até este sábado, resultaram na emissão de 32 autos de infração e no recolhimento de nove veículos. Um deles foi uma motocicleta Yamaha Fazer, cujo condutor tentou fugir, mas sem êxito, após a ordem de parada feita pelos policiais do BPTran na avenida Beira Rio, no bairro do Coroado, na zona leste da cidade.

A motocicleta, apesar de estar com a documentação em dia, era conduzida por uma pessoa sem habilitação, que estava de sandália de dedos. Além disso, o veículo apresentava algumas características alteradas.

Fotos: Mateus Nogueira/Detran-AM