A Secretaria Executiva de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) realizou, nos últimos dias 3 (segunda-feira) e 4 (terça-feira), a pesquisa de preços da cesta básica em oito estabelecimentos comerciais de Manaus. Ao todo, foram pesquisados 31 itens, divididos em três grupos: Alimentação, Higiene Pessoal e Limpeza.
A maior variação de preço encontrada foi de 150,75% na batata portuguesa (kg), que registrou o menor preço de R$ 1,99 e o maior preço de R$ 4,99. As variações de preços constatadas referem-se aos dias em que o levantamento foi realizado. Os preços atuais podem ser diferentes, visto que estão sujeitos à alteração, conforme a data da compra e a marca/procedência do produto, inclusive por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções.
A secretaria executiva de Estado de Proteção e Orientação ao Consumidor e diretora na Região Norte do ProconsBrasil, Rosely de Assis Fernandes, explica que a pesquisa é realizada com o objetivo de dar ênfase na proteção dos interesses dos consumidores quanto ao preço e ofertas dos produtos e serviços, conforme dispõem a Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor-CDC) em seus artigos 4º e 6º, incisos II e III.
Periodicidade da pesquisa – Rosely de Assis Fernandes informou que a pesquisa é realizada semanalmente em diversos supermercados com intuito de acompanhar o comportamento dos preços praticados em Manaus e que a mesma é divulgada para que os consumidores busquem as melhores opções de compra.
“A orientação é para que o consumidor pesquise os diferentes estabelecimentos levando em conta, preço total, formas de pagamento, comodidade e vantagem oferecidos pelos diferentes locais”, frisou a titular do Procon Amazonas.
Fonte: Governo do Amazonas