A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realiza até o dia 26 de novembro o curso Introdução à Locução de Rádio, ministrado pela facilitadora Lívia Prado. As aulas acontecem na Sala 1 da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, no período das 14h às 17h. É a segunda vez que o curso é oferecido pelo Poder Legislativo aos servidores da Casa e ao público externo, com um total de 35 inscritos. A primeira edição foi em 2018.
De acordo com a professora, o curso é uma semente que está sendo plantada, com vistas à construção de um banco de vozes no Estado do Amazonas. “Hoje as pessoas são contratadas de fora para fazer as vozes publicitárias de várias empresas aqui e a gente poderia estar usando essa mão de obra local”, afirmou a professora. Ela ressaltou que o mercado de trabalho da locução está crescendo muito. Na avaliação de Lívia, o banco de vozes é fundamental para que os profissionais ocupem esse espaço de forma organizada.
Conforme Lívia Prado, a ideia é que, ao terminar a segunda edição do curso introdutório, se inicie um novo módulo com os alunos que concluíram as duas versões. “Espero sair da Introdução com essas duas turmas e formar uma nova turma para trabalhar a questão da locução de uma forma mais prática e com maior técnica”, declarou a facilitadora. Ela informou que está estudando a possibilidade de fazê-lo em parceria com a Rádio Aleam, onde os estudantes teriam toda a experiência prática.
Questionada sobre o curso, a administradora Soraia Silva Landi considerou-o excelente. “Eu estou adorando a metodologia adotada pela professora. É, sem dúvida, um curso que eu indico para todos que puderem participar do próximo”, comentou a aluna que sonha ser locutora. Já o acadêmico de Jornalismo, Luís César Moreira, revelou que se inscreveu no curso em busca de conhecimento e capacitação. “Eu acredito que nós temos que nos atualizar sempre, nunca devemos parar”, expressou Luís.