Pagamento dos terceirizados da saúde é tema de debate na Aleam

Os deputados da Assembleia Legisaltiva do Amazonas (Aleam), dedicaram suas falas na Sessão Plenária desta quinta-feira (14), para tratar das questões que envolvem o pagamento dos servidores terceirizados da saúde. Entre os pontos abordados, está a movimentação dos representantes da categoria em torno de uma paralisação.

Para a maioria dos deputados a paralisação dos terceirizados quebraria o acordo mediado pela Comissão de Saúde da Aleam, no último dia 8, quando ficou acertado que as datas de pagamento agendadas pelo governo para os dias de 29/11, a primeira parcela, e 27/12, a segunda, seriam antecipadas para as datas de 20/11 e 20/12, respectivamente. A oposição cobrou medidas urgentes para evitar uma greve que causaria grandes prejuízos à população.

Uma Cessão de Tempo concedida pela deputada Alessandra Campêlo (MDB) e uma Sessão Especial de entrega de Título de Cidadão do Amazonas completaram as atividades no plenário Ruy Araújo.

Durante pronunciamento, o deputado Álvaro Campelo (Progressistas) questionou a negativa do presidente da Amazonas Energia, Tarcísio Estefano Rosa, de que houve aumento na tarifa de energia. O parlamentar também anunciou a decisão de cada município atingido de ingressar com uma Ação civil Pública contra a empresa, com apoio da Comissão de Serviços Públicos da Aleam e dos órgãos de defesa do consumidor, contra a precarização dos serviços e aumento na tarifa.

Dermilson Chagas (PP) denunciou a aquisição de CPUs para computadores para as escolas da Seduc pelo valor de R$ 5.480 mil a unidade, que segundo ele estão muito acima do valor de mercado dos bens adquiridos. A líder do governo, deputada Joana Darc (PL), e a presidente da Comissão de Educação, deputada Therezinha Ruiz (PSDB), responderam apresentando o Projeto Básico para a compra, informando que o preço corresponde ao computador completo.

O deputado Cabo Maciel (PL) questionou a criação de uma Área de Preservação Ambiental (APA) de 220 mil hectares em Itacoatiara, para proteção do sauim-de-coleira, afirmando que representaria a falência do maior região produtora de abacaxi do Amazonas, nas vilas do Novo Remanso e Engenho. Fausto Junior (PV) falou sobre os mais de mil casos bullying nas escolas no ano passado e seu projeto que cria a Semana de Combate ao Bullying nas escolas.

A falta de documentação pelas organizações filantrópicas para receberem apoio financeiro do governo do Estado, foi abordada pela deputada Alessandra Campêlo, que anunciou uma programação conjunta de secretarias estaduais para sanar o problema e permitir a ajuda governamental. O deputado Delegado Péricles (PSL) comunicou aos membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) a realização de uma reunião para analisar os Projetos de Lei que estão com pareceres contrários da comissão.

Proposta pela Alessandra Campêlo, uma Cessão de Tempo trouxe ao plenário a aluna da Escola Estadual Alda Barata, do bairo Alvorada, Evelyn Isabele de Lima, 7º ano, selecionada entre 38 participantes para a final da Olimpíada de Língua Portuguesa na categoria Memórias Literárias com a obra “Lata d´água na cabeça, lá vai Maria”. Em Sessão Especial de autoria do deputado Cabo Maciel, o delegado da Polícia Civil Cícero Túlio Coutinho da Silva recebeu o título de Cidadão do Amazonas.