A Prefeitura de Manaus realizou centenas de atendimentos, tendo como foco as políticas públicas de educação ambiental realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), ao longo dos três dias de duração do 2º Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas. O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), encerrou-se neste sábado, 19/10.
O estande da Semmas foi um dos mais requisitados por disponibilizar 2,1 mil peças gráficas relativas às campanhas educativas nas diversas áreas de atuação da gestão ambiental do município. O simpósio, que teve a abertura na quinta-feira, 17/10, com a presença do prefeito Arthur Virgílio Neto, contou com mais de 1,8 mil inscritos.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, agradeceu a oportunidade de participação e destacou a importância do evento na difusão de informação ambiental. “Foi muito gratificante ver o interesse das pessoas pelo conteúdo das nossas campanhas e saber que estamos incentivando e contribuindo para a formação de multiplicadores de novas iniciativas”, afirmou o secretário Antonio Nelson.
O chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, explicou que a disseminação de informação é a principal estratégia de realização das campanhas educativas de sensibilização do órgão. “Temos o cuidado de sensibilizar informando, daí a importância de termos sempre conteúdo informativo em diferentes formatos para repassar à população”, disse ele, referindo-se aos cartazes, ventarolas, panfletos e cartilhas sobre temas como queimadas, caramujo africano, arborização urbana, poluição sonora e reaproveitamento de resíduos, disponibilizados.
Além de material informativo, a Semmas levou para o simpósio uma amostra do resultado das oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos, realizadas pela secretaria. “As oficinas são um dos carros-chefes da estratégia de educação ambiental da Semmas voltada para a comunidade e o resultado são peças de mobiliário e decoração que chamam a atenção pela beleza e funcionalidade, ainda mais quando feitas a partir de material que poderia ir para o lixo”, destacou, lembrando que as oficinas são oferecidas mensalmente no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Uai Shopping, no bairro São José, zona Leste.