Amazonas

Tecumseh anuncia instalação de fábrica em Manaus para 2027

O CEO Global da Tecumseh, Ricardo Maciel, destacou que a multinacional norte-americana, especializada na produção de compressores

A Tecumseh do Brasil anunciou planos para instalar uma fábrica na Zona Franca de Manaus (ZFM) até o segundo semestre de 2027. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (25), no auditório da Suframa, durante o lançamento do novo compressor para ar-condicionado inverter VR³, desenvolvido pela empresa. O evento reuniu autoridades e representantes do setor industrial para discutir inovações tecnológicas e as perspectivas do mercado de climatização no Brasil.

O CEO Global da Tecumseh, Ricardo Maciel, destacou que a multinacional norte-americana, especializada na produção de compressores para diversas aplicações em refrigeração, encomendou um estudo de viabilidade econômico-financeira para a implantação de uma unidade produtiva em Manaus. O objetivo é atender de forma mais ágil aos players locais. A ideia de instalar uma fábrica em Manaus é uma continuidade da conversa que tivemos em novembro, aqui na Suframa. Posso antecipar que a capacidade de produção prevista é de aproximadamente um milhão de compressores em plena operação. A estimativa de geração de empregos varia entre 200 e 300 postos de trabalho locais. Hoje, o melhor indicativo de início das operações é o segundo semestre de 2027”, explicou Maciel.

Além de Ricardo Maciel, a mesa de autoridades presentes no evento foi composta pelo superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar; o presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Wilker Barreto; o diretor-gerente da Tecumseh, João Dobner; o diretor de relações institucionais da Tecumseh do Brasil, Homero Busnello; e o diretor-comercial da unidade Embrapii INDT, Marx Santos.

Fotos: colaboração de Beatriz Mendonça/Suframa

Leia também