Após o lançamento da iluminação cor de rosa no prédio da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em alusão à Campanha Outubro Rosa, o Poder Legislativo Estadual, neste ano de 2019, vai além do aspecto da saúde, valorizando também o bem-estar das mulheres.
Na manhã desta terça-feira (2), a Diretoria de Saúde começou a coleta do exame preventivo, que deve seguir atendendo uma média de 10 pessoas no horário de 08h as 12h até a próxima quinta-feira (10). A Diretoria já tem 43 mulheres a serem atendidas, mas o número pode aumentar, visto que até o dia 10 de outubro a Diretoria está fechando pacotes de exames para o Outubro Rosa.
Como nos anos anteriores a Diretoria de Saúde da Assembleia fez parceria com clínicas para a elaboração de um pacote de exames (de ultrassom de mama, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia tireoide e o Papanicolau – Preventivo e opcionalmente a mamografia bilateral), cadastrando desde agosto as servidoras interessadas para autorizar o desconto em folha do valor de R$ 250 a ser parcelado em duas vezes de R$ 125.
O pacote também é válido para dependentes, bastando o cadastro junto à Diretoria de Saúde. Quem não aderiu e tiver interesse, o cadastro ainda pode ser feito até o dia 10 de outubro, com o benefício de parcelamento em folha. Após essa data, o pagamento só poderá ser feito via depósito bancário para a clínica parceira.
Para o diretor de Saúde, Arnoldo Andrade, o mês de outubro remete a uma reflexão sobre a saúde da mulher. “Este é um período de reflexão sobre as doenças que acometem as mulheres, especialmente o câncer de colo de útero e de mama. Teremos várias atividades em parceria, no intuito de somar forças para combater essas doenças que atingem as mulheres, também com palestras e orientações além de exames, refletindo esse modelo de saúde preventivo”, afirmou.
Yolane Serudo, servidora da Central Telefônica da Assembleia, é adepta há anos do pacote oferecido através da Diretoria de Saúde e aprova a ação. “É muito bom poder contar com esse pacote com exames e consultas, com a facilidade de pagamento que ainda utiliza o espaço do próprio Centro Médico, evitando a gente se deslocar, por isso se tivesse a opção de outros exames para serem feitos aqui seria melhor ainda”, sugeriu.
Participando pela primeira vez da ação de saúde do Outubro Rosa, Cleane Serrão é dependente de um servidor da Assembleia e destaca a comodidade e rapidez proporcionadas pela ação. “É melhor do que a gente ficar procurando várias clínicas para exames e consultas, o que ajuda muito nessa correria nossa do dia a dia e ajuda muito pra não descuidar da prevenção”, afirmou.
Embelezamento e bem-estar
A Comissão da Mulher da Assembleia aproveitou a temática do Outubro Rosa para valorizar as mulheres com ações de embelezamento e relaxamento no Hall da Galeria dos Presidentes nos dias 2 e 3 de outubro.
O assessor da Comissão, Lucius Gonçalves, organizou o espaço de embelezamento, destacando a importância da autoestima das mulheres. “Hoje e amanhã as mulheres vão poder desfrutar de serviços como maquiagem, design de sobrancelhas, SPA de pés e mãos e massagem Quick (massagem terapêutica), tudo para enaltecer a autoestima das mulheres e também o empreendedorismo das mulheres que são nossas parceiras nesta ação”, frisou.
Distribuição de laços cor de rosa simbolizando a campanha também foram feitas pela Comissão da Mulher no espaço de embelezamento e no Centro Médico.