Mais de três toneladas de laranja foram apreendidas, na manhã deste domingo (02/03), na barreira de vigilância localizada na Vila de Jundiá, município de Rorainópolis, em Roraima. A ação foi realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Adaf), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A barreira de Jundiá é mantida pelas duas autarquias.
A laranja tem restrição de trânsito por ser uma das possíveis espécies hospedeiras das pragas cancro cítrico e mosca-da-carambola, ausentes no Amazonas, com potencial para devastar plantações.
De acordo com o técnico de fiscalização agropecuária da Adaf, Samuel Bernardo, a carga, que havia saído do município de Caroebe (RR) com destino a Manaus, estava escondida por baixo de cachos de banana em um caminhão, mas foi detectada com a ajuda de um scanner. “A laranja estava por baixo da banana, justamente para tentar burlar a fiscalização. Mas nós identificamos a carga oculta e realizamos a apreensão”, disse o técnico.
Por se tratar de ação em território roraimense, a lavratura do auto de infração e o descarte das frutas ficaram a cargo da Aderr, que teve apoio dos servidores da Adaf para transferir as 3,1 toneladas de frutas para o local de descarte.
A mosca-da-carambola é uma praga devastadora, considerada a maior ameaça à fruticultura brasileira atualmente. Presente no Pará e em Roraima, é motivo da restrição de trânsito de mais de 30 espécies hospedeiras, que não podem vir desses Estados para o Amazonas nem para outras unidades da Federação, segundo determinação do Mapa.
Fotos: Divulgação/Adaf