Visando combater o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Prefeitura de Manaus promove ações de saúde no Carnaval 2025, no sambódromo. POR FAVOR Reduzir o TAMANHO DA VOZ PASSIVA para 25%: A iniciativa visa sensibilizar o público sobre a importância da prevenção durante a folia.
Ações de Prevenção ao HIV/Aids
As equipes da Semsa realizam ações no sambódromo para fortalecer a conscientização sobre o uso de preservativos e a PrEP, métodos comprovados para reduzir os riscos de contaminação pelo HIV. A chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Antônia Thayná Silva, destaca que, embora a prevenção aconteça durante todo o ano, o reforço é mais necessário durante o Carnaval devido à maior circulação de pessoas e ao aumento do risco de infecções.
“Nosso lema neste ano é ‘Carnaval com prevenção: não deixe o HIV e as ISTs entrarem na folia’. Buscamos garantir que todos aproveitem a festa com responsabilidade e segurança”, explica Thayná. Ela também ressalta a importância da PrEP, que é oferecida como uma novidade. A PrEP é um medicamento antirretroviral que reduz em até 95% o risco de infecção por HIV.
Oferta de PrEP e Testagem
A Semsa, em parceria com outros órgãos e organizações, está oferecendo uma estrutura robusta no sambódromo, com uma unidade móvel de saúde para consultas médicas e farmacêuticas, além de uma barraca inflável para a realização de testes rápidos. Foliões que desejarem realizar a testagem de HIV e outras ISTs poderão receber orientações e, caso necessário, iniciar a profilaxia contra o HIV.
Com o apoio de alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e de outras instituições, a ação contará com a distribuição de preservativos e material informativo para promover a prevenção. Além disso, a população também poderá retirar kits para realizar autotestes em casa.
Acompanhamento Pós-Teste
Após a realização dos testes, os usuários poderão seguir para a unidade móvel, onde médicos e farmacêuticos farão a prescrição da PrEP para os casos indicados. Todos que testarem positivo para o HIV serão acolhidos e encaminhados para o acompanhamento em unidades de referência da Semsa. A ampliação da rede de apoio à PrEP também está prevista para o ano de 2025.
Fotos – Divulgação/Semsa