Amazonas

Barco Hospital São João XXIII Realiza 4ª Expedição com 6,1 Mil Atendimentos em Manacapuru

Durante a expedição, 20 médicos de diversas especialidades, como clínicos gerais, pediatras, dentistas.

O Barco Hospital São João XXIII concluiu com sucesso a sua 4ª expedição, oferecendo mais de 6,1 mil atendimentos na comunidade Vila do Jacaré, zona rural de Manacapuru, a 68 km de Manaus. A ação, realizada entre os dias 21 e 26 de fevereiro, atendeu populações ribeirinhas e indígenas, com consultas médicas, exames e até cirurgias. Essa ação foi possível graças à parceria entre o Governo do Amazonas e a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.

Ações de Saúde no Interior

Durante a expedição, 20 médicos de diversas especialidades, como clínicos gerais, pediatras, dentistas, anestesistas e cirurgiões, ofereceram atendimento especializado. A secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, destacou a importância do Barco Hospital para levar serviços médicos a comunidades remotas, onde o acesso à saúde é mais difícil. A embarcação garantiu que os moradores da Vila do Jacaré recebessem cuidados sem a necessidade de longas viagens para Manacapuru.

A comunidade aprovou a iniciativa. A agricultora Níbia Feitosa, de 59 anos, ressaltou a praticidade de realizar exames sem sair da localidade. “Fui bem atendida e consegui fazer tudo no mesmo dia, sem precisar viajar”, comentou. Assim, a ação trouxe alívio para aqueles que, muitas vezes, enfrentam grandes dificuldades de locomoção.

Resultados Positivos da Expedição

Além das 2.422 consultas médicas e odontológicas, a expedição também realizou 1.312 exames laboratoriais e de imagem, 93 procedimentos cirúrgicos e 1.396 triagens de enfermagem. A unidade entregou 909 kits de medicamentos e realizou 59 internações hospitalares. A secretária executiva da SES-AM, Rita Almeida, observou que essa é uma forma eficaz de atender rapidamente as necessidades de saúde da população rural.

Entre os casos atendidos, destaca-se a identificação de dois pacientes com infarto, que receberam tratamento imediato, evitando complicações graves. Frei Alberto Medeiros, da Associação Lar São Francisco, frisou que o objetivo é sempre proporcionar resolutividade no atendimento.

Expansão do Serviço para Outras Comunidades

A expedição em Manacapuru foi a quarta realizada com o Barco Hospital São João XXIII. Anteriormente, os municípios de Iranduba, Manaquiri e Novo Airão também foram atendidos. Em março, a embarcação dará continuidade à sua missão, com duas novas expedições em Anori e Codajás. O Governo do Amazonas, por meio do convênio com a Associação Lar São Francisco, garante a manutenção dessa importante iniciativa, que leva saúde de qualidade a locais onde o acesso é limitado.

FOTOS: Kelly Melo/SES-AM

Leia também