A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta quarta-feira, 26/2, uma palestra de conscientização no trânsito para motoristas profissionais da empresa North Tech. O evento foi focado na importância de uma direção segura, especialmente durante o período de festas de Carnaval. A iniciativa teve como objetivo atualizar os motoristas sobre as recentes mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e reduzir os índices de acidentes nas vias da cidade.
Conscientização no trânsito e segurança
O educador de trânsito Werrison Freitas conduziu a palestra intitulada “Conscientização no trânsito no período do carnaval”. Ele abordou diversos temas relacionados à legislação de trânsito e práticas que ajudam a garantir a segurança nas vias. Durante o evento, os 78 motoristas da North Tech puderam esclarecer dúvidas sobre normas e tirar questionamentos sobre a correta aplicação das mudanças no CTB.
Freitas destacou que muitos acidentes ocorrem por imprudência ou imperícia. “Parte dos acidentes é causada pela falta de atenção e cuidados básicos. Discutimos esses pontos com os motoristas para reduzir essas ocorrências”, afirmou o educador. Ele também ressaltou a importância de adotar atitudes preventivas para evitar acidentes durante o Carnaval, quando o trânsito fica mais movimentado.
Medidas para reduzir acidentes no Carnaval
O Carnaval é um período de grande fluxo de veículos nas ruas de Manaus, o que aumenta as chances de acidentes. A ação de conscientização foi uma medida preventiva para diminuir os riscos de imprudência no trânsito. A Prefeitura de Manaus, através do IMMU, busca, por meio de palestras e treinamentos, melhorar o comportamento dos motoristas e, assim, proteger a vida de todos os cidadãos.
A palestra abordou, ainda, questões relacionadas à manutenção da fluidez no trânsito, fundamental para evitar congestionamentos e garantir a segurança dos motoristas. Os participantes receberam orientações sobre como lidar com situações de risco e como a colaboração de todos pode reduzir acidentes.
Fotos: Divulgação/IMMU