O evento Origens, que acontece neste domingo (23/2), celebra a moda ancestral e a identidade amazônica, unindo resistência, cultura e sustentabilidade. Com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), o evento será realizado nas ruínas do complexo Booth Line, futuro “Mercado de Origens de Manaus”. A programação inclui um desfile especial e a participação de estilistas locais que se inspiram nas tradições indígenas da região.
Desfile exalta a moda ancestral
O evento terá como destaque o desfile dos vencedores do concurso “Vitrine Ancestral”, realizado durante o festival “Manaus Passo a Passo 2024”. A programação contará com dez estilistas que irão apresentar criações autorais, desenvolvidas no curso de corte, costura e figurino do Programa Municipal de Formação Artística e Cultural. Além disso, mais de cem modelos, oriundos de bairros periféricos e comunidades indígenas, terão a oportunidade de desfilar e representar a rica cultura amazônica.
Sustentabilidade e consumo consciente
Origens também promoverá uma imersão no mundo da moda sustentável. Haverá estandes de venda, com itens de moda e artesanato, incentivando o consumo consciente e a valorização da cultura local. A moda ancestral, que reflete os valores de preservação ambiental dos povos indígenas, será uma das grandes protagonistas do evento. A presença de estilistas e designers que trabalham com esse tipo de moda será uma oportunidade para fortalecer ainda mais o movimento.
A entrada para o evento é gratuita e a programação inclui palestras sobre moda local e sustentabilidade. A abertura dos estandes ocorrerá às 15h, seguida pelos desfiles às 18h no salão do complexo Booth Line. O evento busca dar visibilidade à moda com propósito e ancestralidade, proporcionando um espaço democrático para que todos possam conhecer mais sobre a cultura amazônica.