Economia

Indústria brasileira cresce 3,1% em 2024

Resultado anual é o terceiro maior dos últimos 15 anos, mostra IBGE

A produção industrial brasileira registrou crescimento de 3,1% em 2024, superando os 0,1% de 2023. Esse é um dos melhores resultados dos últimos 15 anos, impulsionado pelo aumento do emprego e da renda. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (5).

Crescimento impulsionado pelo mercado de trabalho

O avanço da indústria brasileira ocorreu mesmo após três meses seguidos de queda na produção. Em dezembro, houve retração de 0,3%, seguida de quedas em novembro (-0,7%) e outubro (-0,2%). Apesar disso, o setor fechou o ano com saldo positivo, 1,3% acima do patamar pré-pandemia.

De acordo com o IBGE, fatores como o crescimento do emprego e da renda contribuíram para o desempenho da indústria em 2024. A expansão foi observada nas quatro grandes categorias econômicas e em 20 dos 25 ramos industriais pesquisados.

Comparativo histórico e setores em destaque

O crescimento industrial de 2024 é o terceiro maior dos últimos 15 anos, ficando atrás apenas de 2010 (10,2%) e 2021 (3,9%). Diferentemente desses anos, em que houve uma base de comparação reduzida devido a crises anteriores, o avanço de 2024 ocorreu em um cenário de retomada sustentada.

O gerente da pesquisa, André Macedo, destaca que o bom desempenho da indústria foi impulsionado por uma maior participação do mercado de trabalho. A queda na taxa de desemprego e o aumento da concessão de crédito também favoreceram o consumo das famílias, fortalecendo a demanda industrial.

Perspectivas para a indústria em 2025

Com os números positivos de 2024, a indústria brasileira entra em 2025 com perspectivas otimistas. O setor se encontra 1,3% acima do nível pré-pandemia, mas ainda 15,6% abaixo do pico registrado em maio de 2011. Especialistas apontam que a continuidade do crescimento dependerá da manutenção do poder de compra da população e da estabilidade econômica.

Foto: CNI/José Paulo Lacerda/Direitos reservados

Acesse mais notícias sobre a economia e o setor industrial em nosso portal! https://banzeironews.com/

Leia também