Audiência Pública na Aleam discute suspensão do BPC para sequelados de hanseníase

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) debate nesta terça-feira (24), em Audiência Pública, a suspensão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para os sequelados de hanseníase. A atividade está programada para começar às 11h, no plenário Ruy Araújo.

A propositura é da deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), que neste mês recebeu a demanda de representantes do movimento em seu gabinete no Poder Legislativo. “O grupo procurou o nosso mandato e solicitou meu apoio em relação à suspensão do BPC aos sequelados de hanseníase, pois eles se sentem prejudicados com a suspensão desse benefício”, explicou a vice-presidente da Assembleia.

O BPC que é recebido pelos hansenianos poderá ser suspenso de acordo com uma determinação do Governo Federal, que entende que o benefício não pode ser acumulado com outros. Os hansenianos que recebem o BPC, entretanto, dizem que dependem exclusivamente desse auxílio para sobreviver.

A Audiência Pública vai apresentar o panorama do assunto no País e no Estado. Autoridades envolvidas com o tema foram convidadas para participar da atividade. A proposta do Legislativo será no sentido de encaminhar ao Governo Federal uma solução para o problema que afeta dezenas de famílias no Amazonas.