Os 1 mil novos policiais militares do Amazonas representam uma importante conquista no fortalecimento da segurança pública no estado. Aprovaram-se no concurso público de 2022, lançado pelo governador Wilson Lima, como parte do programa Amazonas Mais Seguro. Para Jean Pinto, um dos novos soldados, essa aprovação simboliza a realização de um sonho de infância: servir e proteger a sociedade.
Conquista pessoal e profissional
Jean Pinto, de 32 anos, natural do Rio de Janeiro e formado em Educação Física, se dedica ao serviço público desde sua passagem pela Marinha do Brasil e pelo Exército Brasileiro. Ao ingressar na Polícia Militar do Amazonas (PMAM), ele fez do Amazonas seu novo lar e foco de sua carreira militar. Durante a formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), ele investiu 18 horas diárias de estudo, determinado a ser aprovado entre milhares de candidatos.
Desafios e superação
“Estar na PMAM é uma honra. O processo seletivo foi difícil, mas me preparei ao máximo”, conta Jean. Ao longo do curso, ele foi desafiado a aprender sobre táticas operacionais, direitos humanos e segurança pública. Durante o estágio, ele se aproximou ainda mais da comunidade, vivendo de perto a realidade das ocorrências e enxergando seu papel de servidor público de uma maneira diferente.
Inspirando gerações futuras
Jean se orgulha de ser uma inspiração para seus filhos e familiares. “Minha mãe e meus filhos ficaram muito orgulhosos. Acredito que o exemplo é o maior incentivo. As palavras podem convencer, mas é o exemplo que inspira”, afirma o soldado. Com planos de seguir sua carreira no Centro de Educação Física da PM e integrar as Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), ele já se prepara para os novos desafios.
O programa Amazonas Mais Seguro tem contribuído para o fortalecimento das Forças de Segurança no estado. Desde 2019, o Governo do Amazonas investiu mais de R$ 1 bilhão na segurança pública, e os novos concursos fazem parte desse esforço. A Polícia Militar do Amazonas, por exemplo, é uma das mais bem equipadas e remuneradas do Brasil, com o 5º maior salário bruto do país.
Fotos: Arthur Castro, Mauro Neto /Secom e Lucas Silva/ Amazonastur