O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou nesta terça-feira, 10 de dezembro, a homologação do concurso da Guarda Municipal. A medida reafirma o compromisso da gestão com a segurança pública da capital, permitindo a convocação de novos agentes a partir de fevereiro de 2025. O aumento do efetivo fortalecerá a atuação em áreas estratégicas, como terminais e feiras.
Ampliação do efetivo e cronograma de nomeações
Com a homologação, os candidatos aprovados no certame poderão ser convocados para integrar a corporação, que terá seu efetivo ampliado e reforçado a partir do dia 1° de fevereiro de 2025. “Feita a homologação, nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, nós teremos, agora, a publicação dos aprovados e, na última semana de janeiro, esses aprovados serão nomeados, receberão o fardamento para entrar em atividade na primeira semana de fevereiro. Portanto, esse é o cronograma do chamamento dos servidores aprovados no concurso da Guarda Municipal”, informou o prefeito.
O secretário da Semad, Célio Guedes, explicou que o documento seguirá para publicação no Diário Oficial do Município (DOM). Os responsáveis convocarão os aprovados para apresentar documentos, receber treinamento e iniciar suas atividades, fortalecendo a proteção ao patrimônio público e a segurança nas ruas.
Investimento na segurança pública
A Prefeitura de Manaus também destacou os esforços para modernizar a estrutura da Guarda Municipal. Além de contar com novos profissionais, a corporação receberá viaturas e ferramentas adquiridas por meio de emendas parlamentares. “Mesmo não sendo uma atribuição direta do município, estamos contribuindo para a segurança nos terminais, feiras e no centro da cidade, ampliando a sensação de segurança da população”, ressaltou David Almeida.
Planejamento para o futuro
Após a nomeação dos 230 novos guardas municipais, o efetivo armado da Guarda Municipal quintuplicará, passando dos atuais 50 agentes para 280. Até o final de 2025, mais 120 aprovados no concurso, que estão no cadastro reserva, serão convocados, totalizando, de acordo com o prefeito, 350 novos guardas. Com isso, o efetivo novo somado ao atual, que é de 360 – entre agentes armados e não armados -, chegará a 710. A meta do prefeito é que a Guarda Municipal tenha 1.500 agentes até o final do seu segundo mandato.
Fotos: Dhyeizo Lemos/Semcom