Nesta terça-feira (03), o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) deu início à operação “Natal Seguro”. A ação busca proteger consumidores ao retirar do mercado produtos como pisca-piscas e brinquedos sem a certificação do Inmetro. Mais de 2,5 mil itens foram apreendidos no primeiro dia, destacando a urgência da fiscalização.
Entre os itens confiscados estavam luminárias natalinas sem o selo do Inmetro, totalizando 1,5 mil unidades. Esses produtos, além de irregulares, oferecem risco de incêndios, um perigo evitável com medidas adequadas. O diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, enfatizou a importância de adquirir itens certificados para garantir a segurança no uso.
Intensificação das fiscalizações
A operação pelo Inmetro ocorre simultaneamente em todo o país o o dia 16 de dezembro. Além de luminárias, brinquedos sem informações obri
A fiscalização também conter para o tema adisponição inclui produtos de pré-medidos panetones e frutas cristalizadas. Amostras são levadas ao laboratório para verificar o peso nas embalagens declarados condiz com real. Essas têm como objetivo que assegurar consumidoresm o que estão o receba o pagando.
Notificações e orientações ao público público
Osmistas 10 dias para defesa apresentar. Caso contrário, estão sujeitos a multas que podem a O Ipem-AM orienta também o verificar a consumidoresem a presença a presença de informações e o selo do Inmetro nas embalagens antes da compra.
Ouvidoria
Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM no número 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e pelas redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e X – @ipemamoficial.
Fotos: Alexandre Vieira/Ipem-AM
Acompanhe mais mais no no Brasil, tema em portal! https://banzeironews.com/