A Prefeitura de Manaus oferece testes rápidos para HIV nesta terça-feira (3/12), como parte da campanha “Dezembro Vermelho”. A ação acontece no santuário de Nossa Senhora de Aparecida, no bairro Aparecida, das 8h às 16h. Durante o evento, serão realizados exames de sífilis, hepatites B e C, além da distribuição de preservativos e materiais educativos.
Ações de saúde e prevenção gratuitas
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promove a campanha com foco no diagnóstico precoce e na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além dos testes rápidos, os participantes terão acesso a aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Segundo Thayná Saraiva, chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids da Semsa, a mobilização busca ampliar o acesso a informações e serviços essenciais.
“Estamos destacando a importância do diagnóstico precoce e das formas de prevenção. As ações ocorrem tanto nas unidades de saúde quanto em locais estratégicos da cidade, visando alcançar o maior número de pessoas”, reforçou Thayná.
Parcerias fortalecem a campanha
A iniciativa conta com o apoio da Pastoral da Aids, que divulga os serviços e incentiva a realização dos testes. Para irmã Irene Tondin, da Arquidiocese de Manaus, essa parceria complementa o trabalho de orientação e apoio às pessoas vivendo com HIV.
“Com a oferta dos testes rápidos, garantimos que mais pessoas tenham acesso ao diagnóstico e possam iniciar o tratamento adequado, se necessário”, destacou Irene.
Dados preocupantes sobre HIV em Manaus
Entre janeiro e novembro, a cidade registrou 1.294 novos casos de HIV, com maior incidência entre homens jovens, de 20 a 39 anos. Esses números reforçam a importância de campanhas que promovam a conscientização e o acesso ao diagnóstico precoce.
Fotos: Divulgação/Semsa (em anexo)
Quer saber mais sobre saúde e prevenção? Confira outros conteúdos relacionados em nosso portal!