Comandante Dan defende contratação de concursados para forças de segurança do Amazonas

Na sessão ordinária desta terça-feira (3/12), o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) propôs a contratação imediata dos aprovados nos concursos para as forças de segurança do Amazonas. A medida inclui tanto os candidatos já convocados quanto os que estão no cadastro reserva. O parlamentar também sugeriu que, para o próximo ano, o orçamento da Lei Orçamentária Anual (LOA 2025) reserve recursos para a contratação e realização de novos concursos.

Segurança pública e necessidades emergenciais

Comandante Dan ressaltou a importância de inovar na abordagem da segurança pública. Para ele, é necessário pensar “fora da caixa”, investindo em tecnologia, qualificação de profissionais e aparelhamento dos setores de inteligência. O deputado afirmou que a contratação de mais profissionais é essencial para enfrentar os desafios da segurança, como roubos de cargas e ataques a embarcações, comuns nas áreas fluviais do Amazonas. “A cada ano perdemos 500 policiais, e o déficit é grave, com a PM tendo uma falta de 46% no quadro de pessoal”, declarou.

Concursos e contratação de novos policiais

O último concurso da Polícia Militar do Amazonas foi realizado em 2021, após dez anos sem seleção. O deputado destacou que, no Estado do Amazonas, com dimensões territoriais imensas, a presença de apenas mil bombeiros é insuficiente, especialmente diante das tragédias hidrológicas e climáticas.

Emendas para a Lei Orçamentária de 2025

O Comandante Dan propôs nove emendas à Lei Orçamentária do Estado, em análise na Comissão de Assuntos Econômicos da Aleam. A votação dessas emendas está prevista para o próximo dia 18, antes do fechamento do ano legislativo. O deputado acredita que a prevenção na segurança pública é mais eficaz e menos onerosa do que ações corretivas, como “correr atrás de bandido”.

Foto: Assessoria de Comunicação