Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda

A Receita Federal realiza nesta sexta-feira (29) o pagamento do lote de restituições da malha fina do Imposto de Renda de 2023. Cerca de 220 mil contribuintes, que regularizaram pendências, receberão um total de R$ 558,8 milhões. A Receita Federal fará o pagamento diretamente na conta bancária ou chave Pix informada na declaração. Esse lote visa regularizar as pendências de contribuintes incluídos na malha fina do Fisco.

Detalhes sobre os prioritários

A Receita Federal distribuirá os valores pagos entre diferentes categorias de contribuintes, dando prioridade a alguns grupos. Entre os beneficiados, R$ 306,9 milhões serão direcionados a contribuintes que se encaixam nas regras de prioridade, como pessoas com mais de 60 anos ou que informaram a chave Pix na declaração. Em um esforço para beneficiar também aqueles afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, este estado foi incluído na lista de prioritários neste ano.

Entre os principais grupos prioritários, destacam-se os 88.246 contribuintes que informaram sua chave Pix, o que garante o recebimento imediato da restituição. Em seguida, 34.287 contribuintes entre 60 e 79 anos receberão o reembolso, seguidos por 8.898 profissionais do magistério.

Como consultar a restituição

Desde o dia 22 de novembro, os contribuintes podem verificar se estão no lote residual de restituições. Os contribuintes podem consultar no site da Receita Federal ou no aplicativo da Receita para smartphones e tablets. Para realizar a consulta, basta acessar a área “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”.

Pagamento da restituição

A Receita Federal fará o pagamento para a conta bancária ou chave Pix registrada na declaração do Imposto de Renda. Se houver algum erro, como conta bancária desativada, o valor ficará disponível para resgaste no Banco do Brasil por até um ano. Para aqueles que não conseguirem realizar o resgaste, é possível agendar o crédito em outra conta por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do Banco.

Se o contribuinte não resgatar o valor dentro de um ano, deverá solicitar a restituição não resgatada por meio do Portal e-CAC, no menu “Meu Imposto de Renda”.

Se você espera a restituição, acesse o site da Receita Federal para mais informações e verifique se o valor creditado está em sua conta.

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Para mais notícias sobre o Imposto de Renda e lotes de restituição, continue acompanhando nossas atualizações. https://banzeironews.com/