Prefeitura de Manaus participa de fórum sobre Previdência

A Prefeitura de Manaus é uma das participantes do V Fórum Previdenciário do Instituto e Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperom), evento que acontece na cidade de Porto Velho nesta quinta e sexta-feira, 19 e 20/9, tornando a capital rondoniense o centro de discussões sobre o destino que envolve os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) do País.

 

Representante do RPPS de Manaus no evento, a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, lembra que fóruns de debate, como o promovido pelo Iperom, são importantes à medida que discutem os aspectos atuais da Previdência, dentro do contexto atual que o País vive, em pleno processo de mudança na Previdência Social.

 

“Os gestores dos regimes próprios precisam estar atentos para o que vem pela frente, após essa nova sistemática constitucional que engloba a previdência”, destaca. “Especificamente nesse fórum, teremos discussões que tratam sobre as perspectivas para os RPPS após a reforma, além de tratarmos, também, de assuntos correlatos, como o de compensação previdenciária, abono de permanência e das novas regras de aposentadoria”, complementa.

 

Sob o tema “Os aspectos contemporâneos dos RPPS: Temas relevantes e pontos controvertidos”, o fórum é composto por cinco palestras. A primeira acontece na noite desta quinta-feira, logo após a abertura do evento, com o especialista previdenciário Marcelo Barroso, que vai abordar o tema “As perspectivas dos RPPS em face da reforma constitucional da previdência”.

 

Na manhã de sexta-feira, será a vez dos palestrantes Marcos Serau e Iza Amélia Albuquerque, que vão tratar, respectivamente, sobre “Contribuições previdenciárias, em especial o abono permanência e as contribuições extraordinárias”, e “A função pública e suas consequências”.

 

Na última etapa do evento, à tarde, será a vez do palestrante Leonardo Motta expor sobre “Compensação previdenciária” e, fechando o fórum, o especialista Pedro Moreira abordar o “Impacto atuarial nos RPPS após a Reforma da Previdência”.