A Operação Hagnos, liderada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), está realizando fiscalizações em pontos estratégicos de Manaus para combater a exploração infantil e situações de vulnerabilidade de crianças e adolescentes. As ações, que começaram nas zonas centro-sul e centro-oeste, visam identificar jovens submetidos à mendicância ou trabalho infantil nos semáforos da capital.
Enfrentamento à violência contra menores
A operação tem caráter preventivo, educativo e repressivo. Segundo a delegada Juliana Tuma, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), a ação busca mapear e proteger crianças e adolescentes em risco de aliciamento para crimes como tráfico de drogas ou exploração sexual. Além disso, responsáveis que utilizam menores para pedir dinheiro podem enfrentar processos criminais, conforme a legislação vigente.
O psicólogo Eduardo Machado, da Secretaria Executiva de Crianças e Adolescentes (Sejusc), destacou que as equipes estão atuando em locais denunciados pela comunidade. “Estamos trazendo orientações e reforçando a necessidade de combater essas práticas, garantindo os direitos das crianças”, afirmou.
Parcerias e integração dos órgãos
A Operação Hagnos, que segue até 29 de novembro, reúne 10 órgãos em Manaus, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. As ações integram forças policiais e sociais para promover um ambiente seguro e coibir crimes contra menores, fortalecendo medidas preventivas e repressivas.
Fotos: Victor Levy /SSP-AM