No último domingo (10), a “Mostra de Cultura Popular Amyipaguana” animou o Largo de São Sebastião, em Manaus, em comemoração ao Dia Nacional da Cultura. O evento foi promovido pelo Governo do Amazonas e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A programação diversificada incluiu folclore, dança, teatro, circo e capoeira, reforçando a importância das manifestações culturais para o patrimônio regional e nacional.
Celebração da cultura popular
A edição especial da Mostra Amyipaguana contou com apresentações que mostraram a riqueza da cultura popular amazonense. Segundo o secretário executivo de Cultura e Economia Criativa, Luiz Carlos Bonates, a mostra visa dar visibilidade às manifestações culturais que não costumam ter espaço na economia formal da cultura. “Amyipaguana significa ancestralidade, um elemento que representa a história da cultura popular brasileira e as expressões artísticas das periferias”, afirmou o secretário.
Diversidade cultural presente
O evento teve início com um bloco folclórico, onde os grupos Fogueira Ardente e Ciranda Águias de Ouro apresentaram danças típicas. Depois, o grupo de hip hop Holograma, o grupo de teatro Língua de Trapo, a trupe circense Clé Clé Produções e a Cia Expressão e Vida subiram ao palco. A programação trouxe também o grupo de capoeira Frente Unida, exibindo a diversidade de expressões que compõem a identidade cultural local.
Encerramento com música
Encerrando a mostra, um bloco musical trouxe a animação da banda Bumba Meu Bloco, além dos grupos Malungu Dudu e Cocada Baré, com um final apoteótico de samba pelo grupo Couro Velho. A turista Isolda Schumals, de Santa Catarina, elogiou o evento: “Ficamos encantados com a diversidade e alegria dessas manifestações. É um espetáculo que não encontramos em nossa região.”
Fotos: David Martins / Secretaria de Cultura e Economia Criativa