A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), devolveu, na última quarta-feira (06/11), 17 motocicletas furtadas ou roubadas para seus donos. A devolução faz parte de uma operação realizada em Manacapuru, município localizado a 68 quilômetros de Manaus, no dia 29 de outubro. Durante a operação, a polícia localizou as motocicletas, muitas das quais apresentavam sinais de adulteração, como chassis, motores e placas trocados ou clonados.
Operação contra roubo e furto de veículos
Desde o início da operação, a DERFV recuperou 65 motocicletas roubadas ou furtadas. Segundo o delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, as motocicletas devolvidas recentemente estavam em Manacapuru. Das 17 motos, 16 estavam roubadas em Manaus e uma foi furtada em Manacapuru.
A maioria das motos recuperadas foi encontrada em posse de pessoas que as adquiriram de estelionatários, muitas vezes por meio de plataformas online. Estes criminosos, além de roubar ou furtar os veículos, criam perfis falsos para realizar anúncios fraudulentos, oferecendo os veículos a preços atrativos.
Cuidados ao comprar veículos
O delegado Rodrigo Barreto alertou a população sobre os riscos de adquirir veículos em locais não oficiais. “É fundamental que as pessoas comprem apenas em lojas reconhecidas ou diretamente dos donos. Comprar em plataformas de venda não confiáveis pode resultar em problemas sérios no futuro”, afirmou o delegado. O trabalho da Polícia Civil continua com o objetivo de desarticular grupos de estelionatários e devolver veículos aos legítimos proprietários.
A operação reforça o compromisso da Polícia Civil com a segurança pública e com a proteção dos bens dos cidadãos.
Fotos: Erlon Rodrigues/PC-AM
Para mais informações sobre como prevenir o roubo de motocicletas e se proteger de fraudes em compras, continue acompanhando nossas atualizações. https://banzeironews.com/