Os participantes do Enem 2024 que enfrentaram problemas de saúde ou dificuldades logísticas no primeiro dia de prova poderão solicitar a reaplicação do exame. Para garantir essa possibilidade, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabeleceu critérios claros no edital. As provas de reaplicação ocorrerão nos dias 10 e 11 de dezembro, sendo essa a única oportunidade para refazer o exame.
Critérios para Reaplicação
Segundo o edital do Enem 2024, os candidatos impossibilitados de comparecer devido a doenças infecciosas como tuberculose, difteria, e covid-19, ou afetados por eventos logísticos, podem pedir a reaplicação. O edital também contempla situações que comprometem a infraestrutura, como desastres naturais e falta de energia.
Como Solicitar a Reaplicação do Enem
Os interessados devem fazer a solicitação entre os dias 11 e 15 de novembro, pela Página do Participante. Para validar o pedido, é necessário apresentar um documento que comprove a condição justificadora, como atestado médico com CID-10 ou declaração de hospital. Esses documentos serão avaliados pelo Inep, e a aprovação depende do cumprimento de todos os requisitos exigidos.
Regras para a Prova de Reaplicação
A reaplicação do Enem contará com o mesmo formato das provas originais: 180 questões distribuídas nas áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. O conteúdo e o tema da redação serão distintos para garantir a imparcialidade.
Foto: José Cruz/Agência Brasil