Nos primeiros nove meses de 2024, o setor industrial brasileiro registrou um aumento de 75% nas contratações, somando 405.493 novos postos de trabalho. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que a maioria das vagas foi preenchida por jovens de 18 a 24 anos, refletindo o papel da juventude na renovação do mercado industrial.
Indústria da Transformação Lidera o Crescimento
Em setembro, a indústria da transformação foi responsável por 93% das novas vagas, especialmente nos setores de alimentação, borracha e material plástico, e veículos automotores. A geração de empregos nesta área reflete o impacto de programas do governo federal, como o programa Mover e a Depreciação Acelerada, que incentivam a modernização industrial e o fortalecimento do setor automotivo.
Regiões com Mais Vagas
O Nordeste liderou as contratações, com 42,4% das vagas criadas em setembro, seguido pelo Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste. Investimentos e incentivos impulsionam esse crescimento regional, aumentando a competitividade e atraindo jovens para o mercado de trabalho industrial, além de criar oportunidades de formação e desenvolvimento profissional.
Jovens em Destaque nas Contratações
Mais de 57% dos novos empregados na indústria são jovens entre 18 e 24 anos. Esses empregos, além de remunerarem adequadamente, contribuem para a formação profissional e incentivam a permanência de jovens no mercado de trabalho formal.
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil